Como liderar equipes remotas e manter a produtividade
Edição 36, Opinião

Como liderar equipes remotas e manter a produtividade

Para gerentes e funcionários acostumados a se deslocar para o trabalho, atuar remotamente é um desafio que dificulta a manutenção de uma rotina de trabalho normal.

Por Paulo de Godoy

De forma inesperada, muitos foram movidos pela necessidade de transformar as rotinas de trabalho devido aos recentes acontecimentos globais. Para gerentes e funcionários acostumados a se deslocar para o trabalho, atuar remotamente é um desafio que dificulta a manutenção de uma rotina de trabalho normal. Como o trabalho remoto já faz parte da minha rotina há alguns anos, gostaria de compartilhar algumas dicas de como liderar equipes e manter a produtividade, mesmo à distância:

Consistência
Pode ser fácil perder o ritmo de trabalho quando você não está no escritório. Ao gerenciar equipes em várias regiões, definir horários claros para atualizações e prazos todos os dias ajuda a estabelecer uma rotina. Tente se fixar a esses horários, pois isso lembra à sua equipe que você está lá, mantém uma certa cadência de atividades e cria um senso de continuidade.

O valor da linguagem corporal
Nunca foi tão fácil ter um bate-papo por vídeo com um amigo ou colega ou até uma reunião por videoconferência. Eu estimulo essa prática sempre que possível. É provado que a comunicação não verbal é responsável por 93% do processo comunicativo, então realmente ajuda se você estiver observando a pessoa com quem você está falando. E a eficácia pode ser comprovada nesse momento em que muitos estão com dificuldades para gerenciar essa mudança em suas vidas. As chamadas por vídeo permitem identificar diferentes gestos e tons de voz que podem ajudá-lo a personalizar o suporte que você está oferecendo à sua equipe.

O básico é essencial
Para esperar resultados, é fundamental fornecer infraestrutura aos seus funcionários, como:

  • Ferramentas de colaboração digital
  • Desenvolver padrões para a equipe durante o trabalho remoto
  • Oferecer internet de alta velocidade
  • Iniciar ou atualizar pastas compartilhadas
  • Serviços de backup e contingência

Seja empático
O trabalho remoto é o novo normal no momento, mas lembre-se de que ocorreu uma mudança repentina na maioria das empresas. Para alguns, foi uma transição suave, mas outros levarão muito tempo para se adaptar. Pergunte à sua equipe como é a configuração de trabalho remoto e leve em consideração outros fatores que estão interferindo na vida cotidiana, como crianças em idade escolar em casa, perda de renda familiar, preocupações com a segurança no emprego, e com a própria saúde e com a saúde dos outros. Agora, mais do que nunca, é essencial ter empatia e reconhecer que todos estamos diante de um desafio único e sem precedentes. E que estão juntos para superá-lo.

Feedback como ferramenta de adaptação
Mantenha o hábito de elogiar projetos ou apontar o que pode melhorar, compartilhe os principais tópicos após cada reunião, assim como progressos e novidades com todos. É importante que a equipe esteja ciente da responsabilidade de cada um, e que trabalhar de casa é a solução atual para garantir a continuidade dos negócios. O home office pode ainda não ser usual na sua empresa e você pode estar enfrentando tempos difíceis. No entanto, utilizar a tecnologia e o gerenciamento certos pode ajudá-lo a capacitar o ativo mais importante da sua organização – as pessoas.

Paulo de Godoy é
country manager da
Pure Storage

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *